17/01/2010

[TUTORIAL] SNESSOR - MS-DOS

Já na época do NES alguns, como você e eu provavelmente, sonhavam em ver jogos realistas e cheios de diálogos como se fossem filmes. Hoje em dia, um jogo sem diálogos, com personagens mudos, é difícil de engolir. Até os Final Fantasy se entregaram a essa magia!

Imagino que com a evolução do ROMhack, provavelmente dublaremos os jogos que formos traduzindo. É uma idéia que está em fase de lapidação e polimento.

Então vamos ao que interessa.

SNESSOR - O que é essa bodega?
É o programa que usaremos para exportar/importar os sons de ROMs de SNES, ou Super Nintendo, como queira. Ele extrai tudo quanto é sample existente dentro da ROM e as converte em áudio no formato SND ou WAV. Eu recomendo que sempre escolha WAV, por causa da facilidade em abri-lo em qualquer editor de áudio.
E não pense que o SNESSOR vai exportar/importar as trilhas de música do jogo e salvá-las em WAV porque não vai. O programa apenas vai extrair as notas dos instrumentos sem ordem nenhuma.

Você pode baixar o programa através do link:
SNESSOR no Po.B.R.E.

NOTA SOBRE O FUNCIONAMENTO DO SNESSOR:
Vamos utilizar apenas a versão de MS-DOS do programa, pois é a única que possui a opção de importar arquivos de áudio do formato WAV para dentro da ROM. Há uma versão de Windows 95, mas não serve para os nossos propósitos. Essa versão que vamos utilizar não funciona em nenhum Windows que não tenha o MS-DOS, sendo assim, precisaremos do emulador de DOS chamado DOSBox caso estejamos usando XP, Vista ou Seven. Sobre sua utilização, dê uma olhada na internet. Há muitos tutoriais ensinando a lidar com o DOXBox. Se preferir usar uma VM (Máquina Virtual) com Windows 98 ou 95, fique a vontade!




Após abrir o programa, será exibida uma tela para que seja carregada a ROM na qual serão extraídos os sons. Ela deve se parecer com esta:

De acordo com o tutorial que fiz em 08 de fevereiro de2003, as opções acima têm as seguintes funções:

  • [L]oad a file to rip – carrega um arquivo na memória para extrair, inserir ou editar.
  • [A]djust Sensitivity – ajustar a sensibilidade da busca e assim encontrar outros sons que a busca normal não encontraria.
  • [H]elp – exibir uma breve síntese dos comandos usados no programa (qualquer dúvida, olhe primeiro aqui invés de perguntar).
  • [E]xit – sair do programa.
Se abriu o programa, aposto que notou não ser possível passear entre as opções usando os direcionais do teclado, muito menos o mouse. Teremos que usar as teclas correspondentes que estão entre colchetes "[ ]" para acionar cada comando.
É simples! Se quero abrir uma ROM, aperto no teclado a letra correspondente ao [L]oad a file to rip, que é a letra "L". Não tem segredo!

Como é melhor entender o processo com ele em andamento, baixe a ROM do The Lion King. Lembre-se que o programa só trabalha com ROMs de SNES!
Pois bem. Depois de baixar a ROM, vamos carregá-la no SNESSOR.
No tutorial, feito em 2003, é nesse ponto que começam meus pecados! Lá eu não mostro as telas após apertarmos "L" para carregar a ROM.

Então, após o "L", veremos essa tela:

Você está vendo algum arquivo de ROM com extensão .SMC? Eu vejo 2 arquivos... mas eles são da ROM do The Lion King? Sim, são. Eu os renomeei devido ao nome extenso e complicado de agilizar na hora de digitar seus nomes. Minha ROM nesse caso é a A.SMC.
Recomendo que coloque a ROM no mesmo diretório que o SNESSOR; assim evitamos de ficar olhando o caminho completo do arquivo.
Após apertar o "L" no teclado, digito o A.SMC, que é o nome que coloquei no arquivo de ROM para facilitar. Se tudo ocorrer como o esperado, não veremos nenhuma mensagem de erro e provavelmente iremos para a tela abaixo:

Sei que não há muita diferença dessa tela para a primeira que vimos, mas é agora que o trabalho de extração começa a ser feito.
  • [L]oad a file to rip – carregar uma ROM na memória para extrair, inserir ou editar. Se você carregou o arquivo errado ou prefere outro, use esta opção.
  • [I]nteractive ripper – permite editar arquivo por arquivo, mudando a frequência, inserir arquivos, etc. Opção muito útil, pois é por ela que iremos reinserir os sons depois de editá-los.
  • [D]ump all – extrair todos os arquivos para edição (os arquivos ficam separados em uma pasta específica no mesmo local onde se encontra a ROM).
  • [A]djust Sensitivity – ajustar a sensitividade. Só altere essa opção caso não encontre o som que procura.
  • [H]elp – exibir uma breve síntese dos comandos usados no programa.
  • [E]xit – sair do programa.
Dando continuidade, vamos acessar o Ripador Interativo ([I]nteractive ripper) através da letra "i" no teclado. O programa vai detectar as samples e mostrar a seguinte tela:

  • [CUR ->] Next Sample – Avançar para a próxima amostra de som.
  • [CUR UP] Increase Speed – Aumenta a velocidade de execução do som (age diretamente sobre a frequência da amostra. Recomendo não usar, a não ser que saiba exatamente o que está fazendo).
  • [CUR DN] Decrease Speed – Diminui a velocidade de execução do som.
  • [M] Manually Set Speed – Controla a velocidade manualmente definindo um padrão.
  • [P] Play Sample – Executa o som escolhido.
  • [S] Save Sample – Extrai o som para um arquivo SND ou WAV.
  • [R] Replace Sample – Insere um outro arquivo no lugar do que foi escolhido.
  • [E] Exit to Main Menu – Volta ao menu principal.
Se olharmos a imagem acima com mais paciência, você vai perceber que a contagem das samples se inicia pelo "0" e vai até "133", e a velocidade padrão é de 8000Hz. Essa frequência de 8000Hz pode ser alterada na opção [M] Manually Set Speed, mas tome cuidado; ela pode distorcer o som. Recomendo não alterar e deixar para mudar qualquer coisa durante a edição em um programa qualquer de edição de áudio.

Em frente.
Agora podemos salvar nosso arquivo WAV de áudio para quem sabe trocá-lo por uma fala em português!
Vá até a amostra de número 25. Ela contém a frase do Timon: "It's start!" e deve estar com uma voz grave, bem diferente da original ouvida no jogo. Isso acontece por causa da frequência estar em 8000Hz e no jogo deve ser reproduzida em 11000Hz aproximadamente.
Vamos exportar a amostra nº25 apertando a tecla "S", correspondente a opção [S] Save Sample.

O programa vai perguntar o formato. WAV ou SND? Aperte "W" para escolher o formato WAV. Após a escolha do formato, outra vez o programa o questionará a fim de escolher um nome para o arquivo WAV que será exportado. Use nomes de fácil entendimento e localização. Eu usei o nome "s25.wav".
Digite o nome escolhido (não se esqueça da extensão ".wav" no final do nome) e confirme com "ENTER".
Uma mensagem aparecerá, dizendo que o arquivo foi salvo com sucesso.

Já aprendemos a exportar o arquivo WAV para edição e tal, mas e agora? E se eu quiser colocar minha voz no lugar da amostra 25? Simples!

Obviamente vamos precisar de um microfone, do gravador de áudio do Windows ou qualquer outro que grave voz em formato WAV, e paciência!

OBS: O gravador de som do Vista salva apenas em WMA, então se você estiver usando esse sistema operacional, prefira usar um programa como o Goldwave, ou Sound Forge ou Nero WaveEditor.

Supondo que já tenha gravado sua voz dizendo "COMEÇOU!" em um arquivo de formato WAV qualquer (salve-o com o nome sample25.wav para facilitar), vamos voltar até a tela (não se esqueça de colocar o arquivo gravado na mesma pasta do SNESSOR):

Sabe aquela opção ali, a "[R] Replace Sample"? Ela vai ser a responsável por colocar sua voz no lugar da amostra nº25!!
Vamos lá!
Vá novamente até a amostra nº25. Aperte "P" para confirmar se é o Timon dizendo "It's start". Feito isso, use o "R".
O SNESSOR novamente vai pedir para que seja digitado um nome de arquivo. Você sabe o que fazer, não? Isso mesmo! Digite o nome do arquivo que contém sua voz, e se seguiu minha recomendação o nome dele deve ser sample25.wav. Digite o nome e confirme com ENTER.
Deve aparecer uma mensagem confirmando que o se "sample25.wav" foi carregado.

Depois desse processo todo de tira daqui, coloca de lá, saia do programa usando a tecla "E". O SNESSOR vai perguntar se você deseja salvar o arquivo modificado; responda que sim pressionando "Y", e novamente ele exige um nome. Coloque "AMOD.SMC" (sem aspas, por favor) para que fique claro que aquela ROM é modificada. Agora podermos fechar o SNESSOR e usar um emulador para testar a ROM modificada.

Caso não tenha entendido o tutorial por inteiro, dê uma olhada nas video-aulas:

E se mesmo assim ainda tem dúvida, pode perguntar!

Até a próxima!

4 comentários:

  1. E eu sempre com a mesma dúvida de sempre: como que insiro os arquivos após usar o Dump all?

    ResponderExcluir
  2. Simples! Os arquivos "dumpados" por essa opção ficam em uma pasta separada, certo? E cada um vem no formato "sample##.wav". Para inserir os arquivos no local correto, terá de fazer uso do "Replace Sample", e ir substituindo um por um como se tivesse extraído apenas uma amostra específica de áudio. É uma trabalheira danada!! HWUAHWuAHWuHAU!

    ResponderExcluir
  3. eu queria extrair as musicas do street fighter 2 e top gear, não tem como? só aparece sons de efeito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é por que as trilhas da SF são midi partituras apenas que disparam efeitos de instrumentos contido na rom em formato wave precisa procurar por ferramentas que extraia a midi da rom e reinsira a midi desejada para que funcione

      Excluir